Estudos Bíblicos


 Mesopotâmia nos tempos de Abraão. 




  



 No delta entre o rio Tigre e Eufrates surgiram às primeiras civilizações da idade do Bronze por volta de 3000 a.C. Sendo que o homem veio surgir  a partir do ano 4004.a.C.

   Estas eram cidades-estados da Suméria.
   Estas civilizações mesopotâmicas marcaram o início da história registrada.

     Por volta do ano 3000 a.C. os sumérios tinham inventado um sistema de escrita chamado cuneiforme. Esse sistema foi usado pela primeira vez para registrar documentários da época.

O mais incrível sobre os sumérios foi sua contribuição quanto a sua língua. A escrita cuneiforme sobreviveu à queda do império Sumério e continuavam sendo usado por muitos, senão por todos os outros povos da civilização mesopotâmica como uma língua erudita. Assim como o Latim que sobreviveu a 

queda do Império Romano, tornando-se a língua dos eruditos durante a Idade Média.
   Eles descreveram cenas vividas pelos deuses e deusas que regiam os céus e controlavam a existência humana e determinavam o destino dos impérios.
   Os chefes eram sacerdotes-reis, poderosos responsáveis não apenas por exércitos belicosos, mas também por economia complexas e grande população.
Era comum o rei assumir funções sacerdotais nas cidades que conquistavam. Eles serviam aos deuses e os deuses por sua vez o serviam.  

A Suméria era composta por várias cidades-estados, cada cidade era regida por um deus ou deusa especifica.
   Ex.:
Sipar ..............................Utu: deus do sol.
Eridu..............................Enk: deus da sabedoria e também da água.
Ur.................................. Nanna: associada à lua.
Uruk...............................Inanna: rainha dos céus e da terra.


  
 Com o tempo os sumérios cederam a Mesopotâmia para os seus vizinhos, os semitas, que surgiram no litoral leste da bacia mediterrânea, sua teologia passou a influenciar o mundo como o judaísmo, cristianismo e islamismo.
Quando chegamos ao ano 2000 a. C. vemos na bíblia em Gênesis 12.1 o surgimento de Abrão e sua geração conforme está escrito.
   Provavelmente Abrão tinha conhecimento de: Matemática, Linguagem, Geografia, Botânica e Desenho.
Para um cidadão daquela época, ser formado em religião, comercio e no meio governamental precisava ter conhecimento nessas matérias, claro que a bíblia não se refere Abrão tendo uma formação acadêmica nestas áreas, mas ele conviveu com pessoas assim. 

Copyleft 2008-2011 Alerta Jovem
© Outros autores
Mais ZoomMenos Zoom

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO